A Dermite Atópica é uma doença crónica inflamatória, caracterizada por uma pele muito seca com prurido e com episódios de eczema. Afeta 20% dos bebés e crianças e 3% dos adultos.
Esta doença está sempre relacionada com uma predisposição genética. Ocorre durante a infância e desaparece, na maioria dos casos, na idade adulta.
As fases de crise da dermite atópica (denominadas de «eczema») são caracterizadas pelo aumento da secura da pele, por prurido intenso, associados a vermelhidão e aparecimento de vesículas (pequenas «bolhas» com líquido que se poderão transformar em eczema exsudativo). Os eczemas podem ser desencadeados pelo frio, por infeções ou pelo contacto com substâncias alergénicas («eczema de contacto» ao pó, borracha, níquel, conservantes de cremes tais como os parabenos ou outros).
Mais frequente nas crianças do que nos adultos, a dermite atópica desenvolve-se num meio familiar com predisposição para alergias. É por isso que a dermite atópica e o eczema são por vezes associados a outras manifestações alérgicas tais como a asma, as rinites alérgicas, as conjuntivites.
Os Sintomas
O eczema atópico manifesta-se por manchas vermelhas e às vezes prurido muito intenso.
Pessoas com dermite atópica apresentam pele seca e sensível, muitas vezes agravada por surtos de eczema desencadeados por frio, stress ou micróbios. Isto é devido a uma função de barreira da pele alterada que permite que os alérgenos penetrem mais facilmente e desencadeiem reações inflamatórias.
Como Identificar?
O Eczema ou Dermite Atópica caracteriza-se por
- Uma secura severa da pele
- Eczema (vermelhidão, vesículas) mais ou menos graves
- Prurido intenso e lesões causadas por coçar (com risco de sobreinfeção)
Quais as suas causas?
A pele seca na atopia é uma barreira menos eficaz contra as agressões exteriores.
A pele atópica é muito vulnerável aos elementos do meio ambiente: pó, pólen, pêlo dos animais, frio, poluição, certos produtos cosméticos, produtos têxteis como a lã e sintéticos.
Permeável e irritativa, a pele do atópico é particularmente sujeita a inflamações e também a sobreinfeções.
Como diagnosticar
O médico diagnostica o eczema através de um simples exame físico.
Poderão ser colocadas uma série de perguntas a fim de precisar os fatores agravantes ou suscetíveis de desencadear o aparecimento de eczema.
Os sinais e sintomas do eczema podem variar de pessoa para pessoa e de um período a outro na mesma pessoa sendo, por isso, importante consultar o seu médico.
As diferentes localizações
Em bebés com menos de 1 ano, as zonas de secura estão localizadas em geral, no rosto, no tronco e na parte exterior dos membros.
A partir dos 2 anos, está principalmente presente nas grandes pregas, pregas dos cotovelos e dos joelhos.
Na idade adulta é mais frequente no rosto, no pescoço e mãos.
Tratamentos
Durante as fases de crise, os tratamentos prescritos pelo médico, como os cremes à base de dermocorticóides, geralmente são usados para aliviar reações inflamatórias e reduzir rapidamente as lesões.
As crises podem durar de alguns dias a algumas semanas.
Durante as fases de remissão, é altamente recomendado usar pelo menos uma vez por dia cremes emolientes, calmantes, sem perfume, adaptados a este tipo de pele seca e sensível.
Esta ação preventiva deve ser realizada em combinação com os medicamentos prescritos pelo médico.
- Seguir exatamente a prescrição médica: o número de aplicações por dia, respeitar as quantidades aplicadas, o período de utilização.
- Evitar água muito quente na higiene, não friccionar, utilizar produtos de limpeza suaves, sem sabão e sem perfume, secar bem a pele antes da aplicação do creme.
Garanta a utilização de cuidados indicados para este tipo de pele, para limpar e evitar as infeções, para hidratar e diminuir a secura e o prurido. Por exemplo, os emolientes com textura de leites, cremes ou pomadas melhoram a secura cutânea (denominada de «xerose»).
Podem ser utilizados em grandes quantidades e a longo prazo, o que será necessário para obter toda a sua eficácia na atopia: tratar a secura, diminuir o prurido, isolar bem e melhorar a barreira cutânea, prevenindo as crises.
A Água Termal deve ser utilizada em abundância para hidratar e diminuir o prurido.